Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, setembro 30

Poluição do ar pode aumentar o risco de derrame


Um pequeno aumento na poluição do ar pode ser suficiente para aumentar o risco a curto prazo de uma pessoa sofrer derrame. Uma análise de 10 anos de dados de um grande centro de acidente vascular cerebral em Boston descobriu que derrames são mais propensos de ocorrer no período de 24 horas após a caída da qualidade do ar.

Foram comparados cerca de 1.000 casos de AVC com dados detalhados sobre os níveis do dia-a-dia de diversos poluentes atmosféricos, incluindo as emissões de veículos. Depois de levar em conta o histórico médico de cada paciente, os pesquisadores concluíram que as chances de sofrer um derrame era 34% mais elevada após um dia de qualidade do ar “moderada” do que após um dia de qualidade do ar “boa”.

Com base nesta constatação, eles estimam que uma redução de 20% dos níveis de material particulado fino teria impedido cerca 6.100 das 184.000 internações. O estudo não mostra que a poluição do ar provoca o derrame diretamente, embora os pesquisadores dizem que é biologicamente plausível, já que o aumento do risco é de fato significante.

Nenhum comentário:

Paz!