Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, janeiro 19

Mexa-se: a inatividade reduz a expectativa de vida das mulheres

Pesquisa mostra que, após a menopausa, passar muitas horas sem se movimentar aumenta em 12% o risco de morrer prematuramente.
NOVA YORQUE - Se exercitar não é o bastante para alcançar uma vida mais longeva.
Segundo estudo da Universidade Cornell, em Nova York, mulheres de meia idade que passam muito tempo sentadas, não importa quanto tempo tenham dedicado para atividades físicas, têm mais risco de morrer prematuramente por doenças cardíacas e câncer.

Publicada no “American Journal of Preventive Medicine”, a pesquisa avaliou a rotina de 93 mil mulheres na pós-menopausa durante um período de 12 anos.

As mulheres que ficaram inativas por cerca de 11 horas por dia aumentaram em 12% o risco de morrer cedo, em 27% a probabilidade de ter doença cardíaca e em 20% a possibilidade de desenvolver câncer, na comparação com aquelas que ficaram cerca de quatro horas ou menos sem fazer nada.

“A suposição era: ‘se você é ativo fisicamente, isso irá protegê-lo de doenças, mesmo se você passe uma enorme quantidade de tempo sentado a cada dia’”, escreveu Rebecca Seguin, pesquisadora nutricional da Universidade Cornell, no artigo. “Na verdade, ao fazer isso você está muito menos protegido contra os efeitos negativos de ser sedentário do que você imagina.”

Mudanças na saúde da mulher

As mulheres começam a perder massa muscular a partir dos 35 anos, uma mudança que acelera com a menopausa. De acordo com o estudo, passar muito tempo sentada em um escritório ou assistindo televisão dificulta a recuperação da força física.

O exercício físico regular, especialmente musculação e outras atividades de fortalecimento, ajudam a neutralizar o declínio. Mas a nova pesquisa aponta que movimentar-se durante o dia também é vital para a saúde. Então, pequenas mudanças no cotidiano podem fazer a diferença.

- Se você estiver em um escritório, levante-se e movimente-se com frequência - aconselhou Rebecca. - Se você é aposentado e tem mais tempo ocioso, encontre maneiras para se mover.

Nenhum comentário:

Paz!