Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, março 21

Dia Mundial do Sono



No dia 21 de Março de 2001 foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Sono. A data foi assinalada em vários países em uma campanha mundial com o tema: «Abra os seus olhos para o sono». Esta iniciativa foi anunciada num simpósio internacional sobre o sono, que se realizou em Paris naquele ano, no dia 23 de fevereiro, com o apoio da Fundação Internacional para a Saúde Mental e Neurociências e da Sanofi-Synthelabo, sob a égide do Projeto Mundial em Sono e Saúde.

A criação da data surgiu da preocupação de profissionais dedicados ao estudo do sono e com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade. Assim como sobre os diversos transtornos do sono que afetam a população e que muitas vezes o paciente sente as conseqüências, mas não tem consciência de que está doente. 
No Brasil o deputado federal Lincoln Portela (PL-MG) apresentou em 2007 um projeto, com apoio da FUNDASONO que criava o Dia Nacional do Sono em 6 de abril, visando chamar a atenção da população e dos setores de saúde sobre a questão da relação dos transtornos do sono e seus efeitos no dia-a-dia da sociedade. Entretanto, a proposição não foi aceita e acabou arquivada. O projeto foi mal compreendido pela falta de conhecimento sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Paz!