Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, maio 14

Queimado em lar de idosos


Serafim Gonçalves denuncia o estado em que encontrou o pai.

O domingo era de sol e para animar o pai, internado no Instituto Geriátrico de Porto Salvo (IGPS), em Oeiras, os filhos levaram-no até casa. O que Serafim Gonçalves, de 53 anos, não esperava era encontrar a irmã "num pranto" devido ao estado em que se encontravam as zonas interior e anterior das coxas do pai, de 92 anos, no dia 10. O idoso apresentava extensas queimaduras e foi imediatamente conduzido pelos filhos ao Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. 

"Antes de saírem do lar, a minha irmã pediu às funcionárias uma fralda para o caso de ser necessário e responderam-lhe que não era preciso porque já o tinham mudado", recorda Serafim Gonçalves, acrescentando que a irmã "insistiu e disseram- -lhe para esperar um pouco porque o iam mudar novamente". 

Por uma questão de vigilância, os filhos acabaram por verificar o estado em que se encontrava o idoso, internado no IGPS desde o final do ano passado e que foi retirado da instituição ainda no domingo. Já estavam no hospital quando receberam a primeira explicação sobre a situação. 

"Disseram que o meu pai se tinha queimado no dia anterior, com chá, ao puxar uma travessa do lanche que seria para outro paciente. Mas serve-se chá àquela temperatura a idosos?", questiona, sublinhando a indignação perante aquilo que considera ser falta de assistência e de comunicação com a família, que pensa agora avançar para a Justiça com o caso. 

Contactada pelo CM, fonte do IGPS disse apenas que "o assunto está entregue ao gabinete jurídico" da instituição.

Nenhum comentário:

Paz!