Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, junho 23

UFSCar oferece avaliação para síndrome da fragilidade em idosos


O Laboratório de Pesquisa em Saúde do Idoso (LaPeSI) do Departamento de Fisioterapia (Dfisio) da UFSCar oferece avaliação gratuita da Síndrome da Fragilidade em idosos com idades a partir dos 60 anos. Os exames fazem parte dos estudos desenvolvidos pelo aluno de mestrado do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia (PPGFt) Paulo Giusti Rossi, sob orientação da docente Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi do DFisio.

A Síndrome da Fragilidade é caracterizada pela perda da força muscular, emagrecimento, fraqueza e a baixa tolerância ao exercício. Essa síndrome geriátrica apresenta alta prevalência com o aumento da idade e está associada com maior risco de adoecimento, internações hospitalares e morte. “É importante avaliar e tratar esses idosos devido essa maior propensão a adoecimento e hospitalização e também pela maior taxa de mortalidade quando comparado a idosos que não cursam essa síndrome”, reforça Rossi. 

Podem participar das avaliações idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que não estejam internados em instituições asilares ou casas de repouso, capazes de percorrer pequenas distâncias desacompanhados e sem dispositivo de auxílio à marcha. Serão realizados um exame para verificar a síndrome da fragilidade, testes cognitivos, físicos e cardiológicos. Não poderão participar das avaliações idosos institucionalizados, com diagnóstico de demência ou doenças neurológicas que interfiram na cognição ou mobilidade, que apresentem perda localizada de força decorrente de grave acidente vascular encefálico, distúrbio audiovisual severo e não corrigido que dificulte a comunicação durante a realização dos testes ou idosos em estágio terminal. 

Interessados em participar podem entrar em contato com os pesquisadores do LaPeSI pelo telefone (16) 3351-8704.

Nenhum comentário:

Paz!