Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, fevereiro 11

Dia do Zelador: Funções do Zelador de condomínio


O nome já diz tudo: esse profissional deve zelar pelo andamento das atividades no condomínio. Ele é o líder dos outros funcionários do local, que devem, ao zelador, prestar contas sobre as suas funções.

O zelador deve, portanto, ter noções de gerenciamento de pessoas. Ele também deve ter um checklist de afazeres diários, semanais, mensais e outros mais esporádicos. Dessa forma, é possível manter a manutenção preventiva do condomínio em dia, evitando gastos mais elevados em obras emergenciais.

Atribuições legais

As atribuições trabalhistas da categoria estão previstas nas convenções dos sindicatos regionais e costumam variar pouco de região para região. Em São Paulo, por exemplo, determina que:

Parágrafo Primeiro - Zelador é o empregado a quem compete, salvo disposição em contrário no contrato individual de trabalho, as seguintes tarefas: 
a) Ter contato direto com a administração do edifício e agir como preposto do síndico ou da administradora credenciada;

b) Transmitir as ordens emanadas dos seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento;

c) Fiscalizar as áreas de uso comum dos condôminos ou inquilinos, verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, assim como os aparelhos de uso comum, além de zelar pelo sossego e pela observância da disciplina no edifício, de acordo com o seu regimento interno ou com as normas afixadas na portaria e nos corredores. 
Síndico 
É o síndico quem passa para o funcionário as tarefas a serem feitas e o que deve ser priorizado. 
O zelador deve sempre repassar ao síndico os problemas ocorridos na sua ausência.

Mesmo assim, o zelador deve entender que ele não é o “vice-síndico” quando o titular não estiver à disposição dos moradores

Moradores não podem demandar do tempo do zelador e nem ordenar que o profissional faça determinado serviço naquele momento, sem a autorização prévia do síndico

Se não for terceirizado
, o zelador ajuda o síndico a montar escala de folgas e férias dos outros profissionais do condomínio

Se o zelador for terceirizado, como ocorre em alguns condomínios, as ordens devem ser passadas à empresa terceirizadora a fim de evitar vínculo trabalhista com o funcionário.
Administradora

O zelador deve saber a quem recorrer na empresa administradora caso precise tirar uma dúvida

O funcionário da empresa responsável pelo condomínio também deve saber quem é o zelador do local e como encontrá-lo.

Conclua a leitura 

Paz e Luz!

Nenhum comentário:

Paz!