Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, fevereiro 26

Portal Terceira Idade participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso


De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a faixa etária que mais cresce no Brasil nos últimos anos é de pessoas acima de 60 anos. Os números demonstram a importância e a necessidade de que tanto o poder público quanto a sociedade estejam preparados para lidar com essa nova realidade, garantindo que os idosos sejam tratados com respeito e dignidade. 

Direitos dos idosos


No último dia 24 de fevereiro, o Portal Terceira Idade foi convidado a participar do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso (cartaz ao lado), realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, cujo objetivo principal é o debate e reflexão acerca da condição e dos direitos dos idosos em nosso Estado e também no País. 


A jornalista e diretora geral do Portal Terceira Idade, Tony Bernstein, integrou a mesa de debates do evento, ao lado da deputada estadual Beth Sahão, que liderou a iniciativa da Frente, além de representantes de diversas entidades, entre elas: Coordenadoria de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Universidade Aberta da Terceira Idade da Unifesp, Promotoria de Justiça do MP-SP - Núcleo do Idoso, Núcleo Central da Universidade Aberta da Terceira Idade da Unesp, Núcleo Especializado do Idoso e da Pessoa com deficiência da Defensoria Pública de SP, Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Núcleo de Aposentados do Sindicato dos Químicos de SP e Coordenadoria de Estudos e Programas da Terceira Idade do Sesc-SP.

Durante as discussões, os debatedores atentaram para a necessidade de criação de uma Secretaria Estadual do Idoso, projeto de autoria da deputada, já tramitando na Assembleia desde 2013, com o objetivo de coordenar e integrar as políticas públicas destinadas aos cidadãos e cidadãs dessa faixa etária. 

Várias ideias foram apresentadas no decorrer dos debates, entre elas, a implantação de políticas destinadas a garantir mais respeito e acessibilidade aos idosos no transporte público e também mais qualidade no atendimento em saúde.

10 anos de inclusão social e digital 

Durante o debate, a diretora do Portal (foto) destacou a importância de se ter acesso ao conhecimento, em todas as idades, para poder buscar e fazer valer os seus direitos. 


“O Brasil é um dos países com taxa de envelhecimento mais rápida do mundo. O problema do país não é envelhecer, mas, sim, oferecer políticas públicas que garantam os direitos do cidadão que chega à esta faixa etária, para que este possa envelhecer com saúde, qualidade de vida e, principalmente, dignidade”, enfatizou Tony. 

“O Portal Terceira Idade, visitado por mais de 16 milhões de pessoas em todo o Brasil, foi criado com o objetivo de propiciar a inclusão social aliada à inclusão digital, oferecendo cultura e informação através da internet, defendendo os direitos do cidadão da 3ª idade desde seu lançamento, em 2006”, completou.

Fotos: Cleberson Barleta / Alesp / divulgação
Portal Terceira Idade

Nenhum comentário:

Paz!