Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, junho 18

“Já pensou que o desrespeito com que você trata o idoso hoje poderá ser o desrespeito com que você será tratado amanhã?”


O comentário faz parte de um vídeo que tem por objetivo despertar a consciência das pessoas de que o desrespeito, o desprezo e falta de consideração para com a pessoa idosa também é uma forma de violência.

Quantas vezes eu vejo uma pessoa de 50, 60 anos, subindo a escada do ônibus, com 2 sacolas, e não tem ninguém para pegar e ajudar? Quantas vezes eu vejo jovens sentados, e não dão o lugar para uma senhora de idade com uma criança?” A indagação é de José Maria Pimenta, cobrador de ônibus e figurante do vídeo ‘Violência Contra a Pessoa Idosa’ (vídeo acima). 

As situações apresentadas no vídeo, produzido pelo Ministério da Educação, parte de uma série especial sobre direitos humanos, são interpretadas pelo ator Kaio César, em cenas que fazem parte – mas que devemos lutar para que não façam mais parte – do nosso cotidiano, mostrando o desrespeito, desprezo e falta de consideração com que pessoas idosas – que fizeram muito por todos nós, e ainda podem fazer – são tratadas.

Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso 

No dia 15 de junho, vários países celebraram o Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso, entre eles, o Brasil. O Portal Terceira Idade, eleito representante oficial no País do INPEA, organização internacional para prevenção de abusos contra idosos, realizou um debate ao vivo pelo Facebook, com diversos profissionais da área mostrando seus pontos de vista sobre o tema. 

O debate, que foi ao ar no dia 15 de junho, quarta-feira, às 13h30, foi aberto ao público, através de comentários online dos internautas (veja mais detalhes sobre o evento em ‘mais sobre o assunto’, abaixo). 

Pense nisso! 

“Você já pensou que um dia vai ficar velho também? Já pensou que o desrespeito com que você trata o idoso hoje poderá ser o desrespeito com que você será tratado amanhã? Pense nisso!”, finaliza o ator.


Nenhum comentário:

Paz!