Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, junho 23

AMORA PRETA UMA FRUTA ANTIOXIDANTE



A amora-preta pode facilmente ser confundida com a framboesa, mas esta tem o centro oco, enquanto a primeira tem um coração esbranquiçado. A amora-preta in natura é altamente nutritiva. Da sua composição fazem parte a água (85%), as proteínas, as fibras, os lipídeos e também os carboidratos. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas, no entanto, é uma fruta de baixo valor calórico, apenas 52 calorias em 100 gramas de fruta. 

Ainda na amora-preta, são encontradas outras substâncias como os fitoquímicos, ou compostos secundários. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas para se protegerem do ataque de pragas e doenças, e também ajudam a planta a resistir a condições adversas do ambiente. Muitos destes fitoquímicos atuam na prevenção e no combate de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares. Exemplos de fitoquímicos encontrados em amora-preta são as antocianinas, que dão a coloração vermelha e roxa das frutas, os carotenóides que são responsáveis pela coloração laranjada, e ainda, existem vários outros fitoquímicos que não apresentam cor como os ácidos fenólicos, por exemplo, mas são de grande importância para a saúde.

Existem estudos que mostram o poder do extrato de amora-preta na prevenção e combate do câncer de útero, cólon, boca, mama, próstata e pulmão. O extrato de amora-preta previne ainda a formação da metástase, ou seja, evita que o câncer se espalhe e se instale em outros órgãos. Também foi observado um efeito antiinflamatório do extrato de amora-preta, o que não deixa de ser interessante, já que se acredita que o câncer está relacionado a um processo de inflamação crônica. Sabe-se que ocorre uma perda de antocianinas no processo de fabricação da geléia de amora-preta em relação aos valores encontrados na polpa, e esta perda continua durante o armazenamento dos vidros de geléias através do tempo, mas, mesmo assim, a geléia da amora-preta ainda é considerada uma boa fonte de fitoquímicos antioxidantes.


 
O consumo de frutas e hortaliças, como a amora-preta, em conjunto com um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada e exercícios físicos, pode prevenir alguns tipos de doenças.

Eu trouxe este artigo para compartilhar com vocês porque eu amo de montão a geléia de amora preta e resolvi pesquisar o que eu estava ingerindo com tanto prazer.Depois que li e vi que é útil (rs) resolvi compartilhar.Ela é uma delícia...de verdade! Aqui não encontramos a fruta in natura eu me contento com a geléia que,para mim,é a mais gostosa das geléias. É cheia de gruminhos por conta de algumas amoras esfareladas e algumas inteiras.

Hummmmmmm..é boa demais!

autora do texto:Márcia Vizzotto
Pesquisadora da Embrapa Clima Temperado
Contatos: www.cpact.embrapa.br

http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=16514


 bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!