Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, junho 19

SEM PARAR NO TEMPO...


É isto mesmo! 

A terceira idade não pode e nem deve "parar" no tempo.A ordem é acompanhar a evolução para não ficar à margem do caminho. Ler, estudar, navegar na internet,dançar e viver de forma participativa até quando lhe for possível.

Há pessoas que envelhecem se escondendo do mundo e de si mesmas enquanto outras participam até o último suspiro,não entregam os pontos por nada neste mundo.Uma coisa é muitíssimo importante,não deixar se intimidar pelas observações descabidas e maldosas de algumas pessoas mais jovens que se acham donas do mundo e fazem tudo para desestimular os mais idosos empurrando-os "pra baixo".

Recordo-me que certa vez eu ía saindo do hospital onde trabalho e um colega ,enfermeiro jovem,ía chegando com um cigarro aceso nos lábios.Cumprimentei-o e falei em tom sério porém descontraído:

- Menino,menino...deixa este hábito "careta" pra lá que isto nos mata!

De pronto ele me respondeu em tom meio agressivo:

- O seu tempo já passou,Sônia!

Ora,em se tratando de tempo,ele está passando não só para mim como para todo mundo e o que passou para mim também passou para ele,o seu quinhão. Além do quê a minha intenção era apenas e tão somente
lembrar-lhe o quanto o cigarro é prejudicial à nossa saúde,e se digo lembrar-lhe é porque em sendo um profissional da saúde ele deve sabê-lo e muito bem.E as minhas palavras não eram vazias pois eu falava por experiência.Sou ex-tabagista,fumava 02 carteiras de cigarros por dia e, em 2005 e 2006 gripei e fiz broncoespasmos severos quase morrendo asfixiada. Segundo o pneumologista tudo aconteceu por sequela do fumo na área pulmonar.

E olhem que há bem mais de 10 anos que abandonei este pernicioso hábito/vício.

Vocês perceberam a diferença das nossas intenções nas nossas falas?!
Enquanto eu prentendia lembrar-lhe advertindo-o para o seu próprio bem, ele pretendeu me colocar "pra baixo", julgando talvez que havia poder nas suas palavras e estas fossem capazes de mexer com a minha auto estima vindo a me causar constrangimento.

A sua intenção subliminarmente dizia:"O seu tempo já passou e agora você não tem mais nem voz e nem voto! 

hahaha...Santa ingenuidade! 

Não sabendo ele que o nosso tempo nós o fazemos apenas e tão somente,sob os auspícios de Deus.Não são os mais jovens quem determina se os mais velhos podem ou não falar portanto não devemos desanimar até porque fomos nós sexagenários quem viveu um pouco mais e possuímos subsídios para muito tipo de abordagem. 

Se não quiserem nos escutar,paciência,nós é que não podemos e nem devemos nos calar!

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!