Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, junho 13

TERCEIRA IDADE

                                                          

Fala-se muito em Terceira Idade,mas será que as pessoas sabem onde surgiu este termo?

Certa vez eu participava de um grupo de estudos voltado para a Terceira Idade,e fiz esta pergunta ao orientador do grupo.Como o estudo era feito em equipe,um rapaz com mais ou menos uns 30 a 35 anos de idade, sugeriu que deveria ter sido a melhor maneira de se comparar o idoso com a "carne de terceira".

E o que é a carne de terceira? Não é aquela carne pior do gado ,o refugo dos refugos?

Que comparação!!

Gente! Eu não sei como eu me controlei e não rodei a baiana ali mesmo,na sala de aula.

Sim! Uma coisa desta não se diz nem por brincadeira, principalmente porque eu estava ali no grupo,uma lídima representante da terceira idade (rs,rs).Me controlei e passei-lhe um bom rabo de olhos,daqueles que somente a minha mãe sabia passar quando nós fazíamos alguma coisa errada.

Este termo varia de um povo para outro e a geriatria considera terceira idade a partir dos 75 anos.Já a Organização Mundial de Saúde -OMS - considera idoso quem alcançou 60 anos nos países emergentes,em desenvolvimento e nos países desenvolvidos a partir dos 65 anos.

"O termo surgiu na França para designar o período da vida que se situa entre a aposentadoria e a velhice. Na França do século XIX, a velhice passou a ser tratada como um problema social, devido ao crescimento rápido da classe operária, a expansão do sistema capitalista de trabalho e ao conjunto de procedimentos que passaram a orientar a ordem social estabelecida.

Nesse período, mais da metade da população acima de 65 anos, vivia em precárias condições, porque não possuíam salários ou pensões, vivendo sob a dependência dos filhos ou de instituições assistencialistas. Nessa época é que foram criados os primeiros asilos, construídos com recursos de fundos privados ou doações de famílias de banqueiros e industriais. Sabe-se que 60% dos asilos franceses foram construídos no século XIX.

A aposentadoria surge nessa ocasião como resposta ao reconhecimento da necessidade de se garantir o futuro dos trabalhadores. Assim, a velhice passa a ser tratada como uma questão social merecedora de atenção e de legitimação no campo das preocupações sociais. " (Fátima Teixeira)

Alguns dizem que é a Melhor Idade,particularmente acho que a melhor idade é aquela em que nos sentimos felizes e em paz!

Ah! em casa eu me pus a refletir sobre a resposta do rapaz e me perguntei:

- Meu Deus do céu,o que será que alguns jovens pensam da vida? Será que não têm idosos na família e/ou se os têm como tratam estas criaturas? Será que eles pensam que não envelhecerão e passarão pelas mesmas tranasformações às quais todo e qualquer idoso está sujeito?

Claro que não há um padrão único de envelhecimento até porque cada caso é um caso.Quem levou uma vida saudável,voltada aos exercícios à frugalidade gastronômica,sem vícios, com certeza que terá um envelhecimento diferente daquele que levou a sua vida em dissipações de toda ordem.

Mas o básico, cabelo grisalho,rugas,flacidez ,fragilidade da pele etc,etc;vale pra todo mundo.Portanto,o melhor mesmo é cultivar uma vida saudável a fim de se encontrar com a velhice  de uma forma agradável e serena.

bjs,soninha

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Soninha, acabei de ler o texto sobre terceira idade e adorei. Poderia me informar quem é Fátima Teixeira citado no texto? Meu emai é sema.nunes@hotmail.com

Paz!