Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, agosto 20

A CIDADE DO SOL



O livro conta a história de duas afegãs :Mariam e Laila que viveram em período de guerra. Mariam, teve uma infância com pais separados, pois seu pai a teve fora do casamento e por este motivo não poderia mantê-la como filha oficialmente. Sua mãe comete suicídio após uma tentativa de Mariam de conhecer a família de seu pai ,que também era sua. A menina foi mantida prisioneira na casa do seu pai que a obrigou a casar com  Rashid, um sapateiro de meia idade que sonhava em ser pai, pois o seu primeiro filho com a sua primeira esposa morrera bebê. Depois de alguns anos de casada,submetida aos maus trato de Rashid, a menina engravida.e a sua vida muda um pouco até que Mariam perde o bebê. Perde o primeiro e vários outros que ameaçaram vir ao mundo. Rashid ao perceber que casou mas não será pai através da sua esposa passa a maltratá-la cada vez mais.

Laila era uma menina mais jovem que Mariam cerca de 20 anos e morava na mesma rua que ela. Possuía pais liberais e teve a oportunidade de estudar. Depois que seus irmãos foram enviados para a guerra, sua mãe entrou em depressão descuidando-se de si e da menina,porém o seu pai responsabilizou-se pela sua educação . Laila era amiga de Tariq; por quem se apaixonou na adolescência. Tariq e sua família abandonaram Cabul fugindo da guerra e a menina permaneceu com o seu seu pai. Tarik prometeu voltar, sem saber que havia deixado Laila gravida. 

Pouco depois da separação, a família de Laila decide fugir também, mas no dia da mudança um míssel caiu sobre sua casa e deixou em vida apenas a menina.Rashid e Mariam acolheram Laila e depois de alguns dias Rashid a pede em casamento em troca de mantê-la em segurança, com um lar e família. Inicialmente Mariam não aceita, mas aos poucos percebe que a menina só aceitara por necessidade. Laila diz que o filho que esperava era de Rashid e as duas passam a criar a menina ,Aziza, que sempre fora vista com maus olhos por Rashid, pois não era o sonhado menino.

Rashid maltratava as duas sempre que podia e culpava Mariam por qualquer coisa que acontecesse. Tudo era motivo para espacamentos e castigos rigorosos. Laila recebe a notícia de que Tariq morreu no acampamento de refugiados e o seu sonho de reencontrar o seu amado se desmancha no ar....

Laila engravida de um menino que vai se chamar Zalmai e passa a ser o rei da casa. Rashid fica desempregado e todos passam fome. Para minimizar a situação  Rashid coloca Aziza em um orfanato e não permite que as duas esposas,Mariam e Laila, visitem a menina. Laila, mesmo sendo espancada pelas ruas, por andar sem o marido, continuava indo ver a menina todos os dias.

Tariq reaparece e a mentira, inventada por Rashid, é descoberta. Laila conta sobre Aziza e depois de Rashid tentar matar Laila, por saber de Tariq, Mariam o mata em legítima defesa. Laila decide fugir com Mariam, mas a mesma se recusa, para garantir que a menina e Tariq poderão ser felizes,assumindo sozinha a culpa do assassinato. O casal foge e Mariam é condenada à morte.

Depois de alguns anos o casal e as duas crianças ,Aziza e Zalmai,voltam à Cabul ,terra natal,e decidem ajudar outras crianças do orfanato onde Aziza ficou durante algum tempo. Seus objetivos são reconstruir sua cidade Natal. 


É ,realmente,um livro inesquecível!

bjs,soninha

Um comentário:

chica disse...

Tens razão...É um livro pra nos marcarc muito .Lindo!beijos e tudo de bom,chica

Paz!