Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, janeiro 20

O Livreiro de Cabul



O Livreiro de Cabul é um dos maiores bestsellers de todos os tempos na Noruega. Conta a história de uma jornalista, correspondente de guerra que, após ter feito a cobertura da ofensiva da Aliança do Norte contra os taliban, se dirigiu para Cabul onde conheceu Sultan Khan, o mais importante livreiro do seu país e também o mais antigo com 30 anos de negócio. Tinha sido detido, interrogado, preso mas apesar disso resistia, dando ao seu país, onde mais de metade da população é analfabeta, um contributo cultural.

Dessa relação entre a mulher ocidental e um muçulmano convicto, nasceu a oportunidade para Asne escrever um livro onde revelasse o quotidiano de um povo. Ao partilhar a intimidade afegã podia saber o que é ser mulher naquele mundo. E assim, durante três meses e coberta por uma burqa viveu em casa do livreiro partilhando com ele e a sua família pequenos prazeres, segredos, amores proibidos e grandes desilusões.

O lado fundamentalista de Sultan, verdadeiro tirano dentro de casa, deu-lhe a dimensão de tradições tão enraizadas que continuam a vigorar mesmo quando já não são impostas pelos governantes.

Autor:
Asne Seierstad

bjs,soninha 

Nenhum comentário:

Paz!