O Livreiro de Cabul é um dos maiores bestsellers de todos os tempos na Noruega. Conta a história de uma jornalista, correspondente de guerra que, após ter feito a cobertura da ofensiva da Aliança do Norte contra os taliban, se dirigiu para Cabul onde conheceu Sultan Khan, o mais importante livreiro do seu país e também o mais antigo com 30 anos de negócio. Tinha sido detido, interrogado, preso mas apesar disso resistia, dando ao seu país, onde mais de metade da população é analfabeta, um contributo cultural.
Dessa relação entre a mulher ocidental e um muçulmano convicto, nasceu a oportunidade para Asne escrever um livro onde revelasse o quotidiano de um povo. Ao partilhar a intimidade afegã podia saber o que é ser mulher naquele mundo. E assim, durante três meses e coberta por uma burqa viveu em casa do livreiro partilhando com ele e a sua família pequenos prazeres, segredos, amores proibidos e grandes desilusões.
O lado fundamentalista de Sultan, verdadeiro tirano dentro de casa, deu-lhe a dimensão de tradições tão enraizadas que continuam a vigorar mesmo quando já não são impostas pelos governantes.
Autor:
Asne Seierstad
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário