Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, junho 27

Portal Diabetes Responde...



1- Diabéticos podem fazer uso do açúcar light ?
O açúcar light não deve ser usado por diabéticos, pois possui açúcar comum (sacarose) na sua formulação, aumentando níveis de glicemia desses pacientes.

2- Pacientes diabéticos tem mais propensão a ter osteoporose ?
Indivíduos com diabetes geralmente apresentam um decréscimo de massa óssea.

Entretanto, os estudos tem mostrado que o diabetes não seria o fator responsável e sim a dieta a que os pacientes diabéticos se submetem no decorrer de sua vida.

Por isso, o tratamento do diabetes deve ser acompanhado de uma orientação rigorosa da dieta por um profissional de nutrição, de forma a prevenir o problema de perda óssea.

3- Quem tem retinopatia pode ter problemas nos rins ( nefropatia ) ?
Sim, pois nessa situação, 90% dos pacientes que já têm retinopatia, já apresentam alguma nefropatia.

É aconselhável procurar rapidamente um nefrologista.

4- As carnes, ovos e queijos podem ser usados à vontade por diabéticos?
Não. Carnes, ovos e queijos não contêm açúcar, mas possuem proteínas que, em excesso, também alteram a glicemia e sobrecarregam os rins. Estes alimentos também têm gorduras saturadas e colesterol que, em excesso, podem comprometer o sistema cardiovascular de quem tem diabetes e levar às complicações crônicas (pressão alta, doença renal, ou doenças cardíacas).

5- É verdade que o mel também faz subir a glicemia?
O mel também contém sacarose, além de outros tipos de açúcar (frutose e glicose), sendo desaconselhado o seu uso generalizado como substituto do açúcar comum.

Em excesso, o mel, assim como o açúcar cristal, mascavo ou demerara, também engorda e faz subir o açúcar no sangue.

6- Quais são os sinais de um possível infecção ?
Alguns sinais podem levar a suspeita de infecção. Febre associada a machucado ou bolhas nos pés, aumento de açúcar na urina, difícil controle da glicemia, necessitando de dose maior de insulina.


7- A Neuropatia Diabética pode ser prevenida?
Estudos evidenciam que mantendo níveis de açúcar no sangue o mais próximo do normal quanto possível, reduz a progressão de doenças nos nervos causadas pela diabetes.

8- Todos os diabéticos têm neuropatia ?
A probabilidade de ter neuropatia aumenta com a idade. Quanto mais tempo de diabetes maior a chance de desenvolver neuropatia. Muitos casos são leves, mas outros são muito severos. A gravidade da neuropatia não necessariamente corresponde com a gravidade do diabetes. Algumas pessoas com diabetes leve pode ter neuropatia grave.

9- Como eu sei que tenho neuropatia ?
Neuropatia geralmente acontece de forma lenta. Você pode não notá-la inicialmente porque ela é a ausência ou redução da sensação tátil. É difícil ficar atento para aquilo que a gente não sente! Um exame médico ou ás vezes testes especiais pode ajudar a fazer o diagnóstico.

10-A obesidade pode levar ao aparecimento do diabetes?
A obesidade é importante fator de risco para o diabetes Tipo II. O excesso de peso, sobretudo em pessoas com histórico familiar de diabetes Tipo II, aumenta de forma significativa o risco de surgimento desta doença. Indivíduos com estas características podem diminuir o risco em mais de 50%, caso modifiquem hábitos alimentares, percam peso e pratiquem atividade física sistemática.


fonte: Portal Diabetes

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!