Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, julho 25

Tofu: o alimento que só faz bem


Descubra o que é o Tofu e porque é consumido há mais de 2000 anos pelo povo oriental

Há mais de 2.000 anos o Tofu é um excelente aliado da saúde. Destaca-se como um alimento altamente protéico e nutritivo, que funciona como uma importante fonte de ácidos graxos poliinsaturados, aminoácidos, minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (B, D, E, F, K), ao mesmo tempo que apresenta baixa proporção de gorduras saturadas e ausência total de colesterol.


Conhecido no Brasil como queijo de soja, é um alimento de origem chinesa, feita a partir da fermentação do leite de soja, semelhante ao processo de fabricação de queijos. Apesar do processo ser muito parecido, esse alimento não tem origem animal, então apresenta uma vantagem adicional, não possui gordura saturada. “A gordura não saturada, presente no Tofu, não tem colesterol e ajuda no bom funcionamento do nosso corpo, servindo como veículo para o transporte de vitaminas.”, explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia.


Alguns benefícios do Tofu

- Rico em Nutrientes: fonte de proteínas de alta qualidade, de vitaminas do Complexo B e de Ferro, com baixo teor calórico e isento de colesterol. De acordo com o coagulante utilizado para o processo de fabricação: sais de Cálcio ou de Magnésio, também pode ser fonte de cálcio ( importante para osso desenvolvimento e manutenção), e magnésio (especialmente importante para atletas);


- Fácil digestão: o tofu é digerido facilmente pelo nosso sistema digestivo o que permite a completa absorção dos nutrientes e apresenta também baixos teores de Sódio, sendo indicado para as dietas com restrição de Sódio;


- Reduz os níveis de colesterol: colabora para a redução dos níveis de colesterol “ruim” (LDL) e de triglicérides, por meio da lecitina de soja, substância que favorece a solubilização e o transporte do colesterol, o que reduz o risco de seu acúmulo nas paredes das artérias. O tofu contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias;


- Rico em Isoflavonas: Possui ação antioxidante e ajuda a inibir a produção de oxigênio reativo diminuindo a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e pelo desenvolvimento de tumores. As isoflavonas, em particular a genisteína, pode auxiliar na redução da perda de massa óssea, retardando a osteoporose.


Além de ser tão benéfico para a saúde é fácil de ser utilizado e possui uma infinita aplicabilidade na culinária, podendo ser utilizado em saladas, molhos, pratos principais e até mesmo em sobremesas. “O Tofu é um grande aliado da vida saudável, espera-se que os brasileiros descubram e usufruam da experiência milenar dos orientais sobre os benefícios e os prazeres do consumo de soja à saúde humana”, conclui Rosana.
 Coma, coma à vontade, sem medo de ser feliz!



abçs,

2 comentários:

RUTE disse...

Soninha,
sou fã de tofú. Não só porque tem todas essas propriedades que vc referiu, como uma versatilidade fora do comum. Aliás dá para ver através das fotos incluidas no texto.
No meu blog tenho uma label intitulada Tofulândia, dê uma espiada:
Várias receitas com tofú
(nota, chegando no fim da página click em postagens mensagens antigas para continuar a label).
Beijinhos,
Rute

Bel Alves disse...

Já ouvi falar, mas não provei, mas depois de toas essas explicações e imagens deliciosas, vou ter que ir atrás...
Paz e bem

Paz!