Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, outubro 19

O que fazer quando dá aquela vontade de comer doce


De repente, bate aquela vontade irresistível de devorar um doce. Essa sensação não surge do nada e deve ser tratada com atenção. O açúcar é muito perigoso para pessoas que têm altos índices de triglicerídeos no sangue, que é o caso de alguns soropositivos. Por outro lado, fazer dieta freqüentemente, sem orientação de um nutricionista, pode deixar o organismo “sedento” por um docinho.

Especialista em atendimento a soropositivos, a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), explica que essa vontade de comer doce pode estar associada também à falta do mineral boro, considerado uma fonte de energia física e fundamental para o desenvolvimento dos ossos. O boro pode ser encontrado em leguminosas (feijões, soja, ervilhas etc) e em frutas como maçã, pêra, figo e uva.

Maneiras de saciar esse desejo

Uma maneira de saciar o desejo por um “docinho”, sugerida pela nutricionista, é consumir frutas secas, que também são capazes de nutrir o organismo: “Além de doces e gostosas, essas frutas fornecem vitaminas e minerais, repondo a energia do organismo rapidamente. Sugiro ameixa e damasco, para quem não estiver com diarréia, e passas, banana passa e figo. Elas são práticas até no armazenamento, dispensando refrigeração, e ainda fazem muito bem à saúde, evitando o envelhecimento precoce. Mas nunca deixe essas frutas guardadas na bolsa por mais de um dia. Elas podem dar fungos”, aconselha a especialista.

Fonte: Saber Viver 
*** Estas dicas são válidas para todos que fazem restrição de açúcar e que estão com níveis elevados de triglicerídeos. 
abçs, 

Nenhum comentário:

Paz!