Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, julho 11

Ansiedade nos idosos / Transtorno do pânico e agorafobia



Caracterizado por ataques espontâneos de pânico, podendo estar associado com agorafobia (medo de permanecer em lugares abertos, fora de casa, sozinho ou no meio de uma multidão).

Agorafobia pode ocorrer isolada sozinha, embora os pacientes em geral tenham ataques de pânico associados.

As crises de pânico, consistem em períodos de Ansiedade intensa e são acompanhados de alguns sintomas específicos como : taquicardia, perda do foco visual, dificuldade de respirar e sensação de irrealidade.

A freqüência da crise,varia de pessoa para pessoa e a duração é variável. A pessoa costuma apresentar alguns pensamentos catastróficos: perdendo o controle, desmaio ou morte. A ansiedade antecipatória caracteriza-se pela sensação da iminência de pânico, impotência ou humilhação.

A Síndrome do Pânico é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estando presente na Classificação Internacional de Doenças (CID 10).
Sinais e sintomas 
Palpitações e sudoreses;Tremores;Sensação de dispnéia ou sufocamento;Sensações de asfixia;Dor e desconforto torácico;Náuseas e desconforto abdominal;Sensação de tontura, vertigens e desmaios;Desrealização;Medo de perder o controle;Medo de morrer;Parestesias (torpor ou sensação de formigamento);Calafrios e ondas de calor.
Fabiana Gonçalves Boccia Viscaino * 
* Enfermeira e pós-graduanda do curso Saúde e Medicina Geriátrica da Metrocamp
abraços...

Nenhum comentário:

Paz!