Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, julho 5

Benefícios da Natação na Terceira Idade


Considerada como remédio para o corpo e alma, a natação, sobretudo a hidroginástica, é o exercício ideal para as pessoas idosas, que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose. Além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea. Porque, na água, são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto, o que pode ocasionar fraturas.

Benéfica para a terceira idade, a natação pode interferir na freqüência cardíaca, no consumo de oxigênio, entre outras reações do organismo. Entre os benefícios, os mais observados estão o aumento da disposição no dia-a-dia, a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam, bem como melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, o que diminui os casos de incontinência urinária, em especial nas mulheres.

Outro aspecto muito importante também observado é a oportunidade de sociabilização que práticas como a natação oferecem aos idosos, que passam a se entrosar mais com as pessoas, e fazer grupos de amigos que compartilham da mesma atividade.

Com isso, além dos aspectos ligados à saúde, a prática da natação traz inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças ocorridas nesta fase da vida. No horário em que está praticando o exercício físico, o idoso reserva um momento e tempo para si próprio, para cuidar de sua beleza, de sua saúde e reflexão sobre sua vida, medidas que afastam a depressão e pensamentos aflitivos, comum a muitos integrantes da terceira idade.
** No inverno frequente piscinas aquecidas! 


abçs,

Nenhum comentário:

Paz!