Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, fevereiro 28

Idosos são alvos de golpistas

 Cuidado com as abordagens na rua 

Com falta de respeito e má fé, estelionatários se aproveitam dos mais velhos com falsos discursos.

Apenas nesta semana, dois idosos foram vítimas de estelionatários em Bauru. Em ambos os casos o procedimento adotado pelos bandidos foi mesmo. Usando má fé, eles enganaram suas vítimas com falsas promessas de atualização de cadastro da rede saúde e de entrega de medicamentos. 
 
Conforme o BOM DIA noticiou, na manhã da última segunda-feira (24), um senhor de 85 anos, foi abordado em sua residência, no Centro da cidade, por um homem que afirmava ser funcionário do Ministério da Saúde. O golpista alegou que ia fazer a atualização cadastral do sistema de saúde e liberar o recebimento de medicamentos de alto custo. Horas depois, uma consulta ao extrato bancário revelou a fraude: R$ 1.000 haviam sido subtraídos da conta do aposentado.

Semelhança/ Já o segundo caso, foi registrado na manhã da última terça-feira, a história é a mesma. Um senhor de 84 anos, morador do Altos da Cidade. Recebeu o mesmo tipo de visita e mesmo tipo de informação do falso agente de saúde. Só que durante a abordagem, o senhor teve o seu cartão magnético trocado. Quando o senhor percebeu a troca no banco descobriu que dois saques haviam sido feitos de sua conta bancária. O golpista levou R$ 900. Os dois casos foram registrados como estelionato. Ainda não há informações que levem aos golpistas, e nem se eles fazem parte de uma mesma quadrilha.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que somente os agentes de controle de dengue fazem visitas e que todos são identificados.

Não caia no golpe:  
1. Muito cuidado com documentos 
 
Evite sair de casa sem nenhum tipo de identificação pessoal. No entanto, ande somente com os documentos necessários.

2. Bateu na porta de casa? Atenção

Identifique qualquer pessoa antes de sair de sua casa, mantenha-se em um local distante e seguro para confirmar informações.

3. Estão querendo fazer uma pesquisa? 

Fique alerta com pesquisas que identificam renda ou hábitos de sua família. Não divulgue informações pessoais.

4. Segurança também no cartão de banco: 

Não empreste nem ceda seu cartão magnético. Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique imediatamente à agência ou às centrais de atendimento de seu banco e registre a ocorrência na delegacia mais próxima

5. Ajude, comunique e evite o golpe

Não deixe que um idoso possa ser enganado. Se você presenciar algo errado comunique à polícia.

Opinião

Edson Luiz da Siva, diretor da Secretaria Municipal de Saúde

É importante saber: 
Em primeiro lugar, o servidor municipal que visita as casas atua na prevenção à dengue. Estes agentes atuam com a devida identificação, que é uniforme e crachá de servidor da secretaria. Depois, é bom informar que nenhum agente público é autorizado a pedir informações como número de conta corrente e senhas. Este tipo de informação é sigilosa e nunca deve ser divulgada. Esse tipo de informação não faz parte do trabalho dos agentes da secretária de saúde do município, é bom que isso fique bem claro para que a população fique atenta para este tipo de golpe.

MAIS

Quem são eles? 

Os dois casos registrados em Bauru nesta semana estão sendo investigados, mas ainda não há informações que levem aos golpistas. Qualquer pista pode ser encaminhada à polícia para ajudar no caso. A Secretaria Municipal de Saúde sugere que se alguém sofrer o mesmo tipo de abordagem, que faça imagens do falso agente. Isso pode ser útil na identificação.

Nenhum comentário:

Paz!