Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, fevereiro 28

Preconceito contra o idoso ainda é muito frequente neste Brasil


Muitos afirmam que o idoso não produz. Entretanto o idoso é detentor de conhecimento, experiência e visão ampla do mundo, tendo condições de participar no mercado de trabalho, contribuindo com sua experiência e conhecimento acumulado ao longo dos anos. Não é só o jovem que produz e consome, o idoso pode exercer atividades produtivas e, tendo recursos, também vai consumir.

Quem afirma que a velhice é uma etapa negativa da vida desconhece que a maioria dos idosos não tem limitações, nem sua vida é negativa e dependente. Uma pessoa idosa possui experiência, conhecimento e saber que um jovem não tem. O importante numa sociedade democrática e pluralista é respeitar a condição do idoso, sua experiência e conhecimento de vida, em equilíbrio com a capacidade de inovação, iniciativa e vitalidade do jovem.

Idoso só gosta de bingo e baile.

O baile traz a possibilidade de relembrar e reviver momentos prazerosos, desenvolver a sociabilidade, as habilidades e talentos, promover a atividade física por meio da dança, estimular a sensualidade, desenvolver o gosto pela música e soltar a imaginação e a fantasia. Essa atividade não se restringe apenas aos idosos, ela tem efeitos positivos em QUALQUER FAIXA ETÁRIA. O bingo pode ser um excelente espaço de sociabilidade, quando promovido com o objetivo de diversão e integração comunitária. Quando a atividade se caracteriza como comercial, pode levar ao vício, ao isolamento e a perdas materiais - aspectos negativos em QUALQUER FAIXA ETÁRIA.

Ninguém pode afirmar que o envelhecimento traz impotência sexual.

Este é o mito mais presente nos dias de hoje. Basta observar como a mídia, a TV e o cinema apelam para o tema. Mas os médicos, os psicólogos e os sexólogos já desmitificaram esse assunto tão importante para a pessoa em todas as etapas da vida. O corpo muda, mas a sexualidade continua. A sensibilidade fica, inclusive, mais refinada e mais bela com o passar dos anos. Daí a importância da manutenção dos cuidados preventivos em relação às doenças sexualmente transmissíveis, garantindo um sexo seguro e revertendo estatísticas que apresentam altos índices de AIDS entre os idosos, atualmente considerado um dos grandes grupos de risco.

A pessoa que possui características como teimosia, rigidez, mau humor e é considerada ranzinza pode ter acentuadas essas características na velhice. Mas esses comportamentos não são exclusivos da pessoa idosa, que costuma ser prudente e experimentada na vida, sabendo ceder quando percebe a irracionalidade. Nós já aprendemos que VELHO É O PRECONCEITO.

Nenhum comentário:

Paz!