Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, abril 2

Analfabetismo entre idosos é menor no Triângulo, aponta pesquisa em MG


Uma pesquisa realizada em Minas Gerais mostra o Triângulo Mineiro como a região que tem a população idosa menos analfabeta do estado. Os dados levantados pela Fundação João Pinheiro (FJP) apontou uma margem de 24,4% de idosos analfabetos só na região do Triângulo, abaixo da média estadual de 29,9%. A Fundação também avaliou o perfil da população idosa por meio da Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG) de 2011.
O nível de instrução dos idosos também foi avaliado e o quadro evidencia a deficiência do sistema de ensino vivido por essa população nas décadas passadas. No Triângulo, os números são os melhores no comparativo com as demais regiões de planejamento: 55% são analfabetos funcionais, índice abaixo da média do Estado (57,7%); 19,9% possui primário completo; 6,1% fundamental incompleto; 7,3% fundamental completo e médio incompleto; 6,5% médio completo e superior incompleto; e 5,2% possui superior completo (maior percentual do Estado). A média de anos de estudo também é maior no Triângulo (3,9 anos).

Além disso, a pesquisa coletou dados do nível de instrução e média de frequência escolar, estado civíl, rendimentos e mercado de trabalho, ambiente familiar, saúde e hábitos das pessoas com mais de 60 anos de idade. Confira os resultados detalhados da pesquisa

Nenhum comentário:

Paz!