Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, setembro 24

Setembro Azul!


Por que Setembro Azul?

Imagine uma criança mudar de país e ter que ir para a escola e não saber o idioma que seus colegas estão falando. Parece absurdo, mas na maioria das vezes, isso acontece com os alunos surdos brasileiros dentro da própria escola. Setembro Azul veio para mudar essa realidade, a Comunidade Surda Brasileira organizou a ação “Setembro Azul” que é movimento de âmbito nacional.

O Setembro Azul pode ser entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional na defesa das escolas bilíngüe para surdos, o Setembro Azul é um movimento social motivada por uma critica à atual política de educação especial que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os Surdos em escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais.

Ocorreram dois eventos que motivaram o movimento que são o “equivoco na elaboração do Plano Nacional de Educação pelo CONAE” e o “Risco de Fechamento do INES”, resultaram em uma mobilização nacional de caravanas que se encontraram em Brasília entre os dias 19 e 20 de maio de 2011, e foi no mesmo tempo que a FENEIS elaborou a carta na qual se mostrava favorável à Educação Bilíngüe para os Surdos e uma critica forte à dita inclusão escolar solicitando uma equiparação entre Educação de Surdos e a Educação Indígena.

Nenhum comentário:

Paz!