São João Tá Chegando Gente!

quinta-feira, janeiro 8

Encontro discutiu como mulheres e homens vivenciam o envelhecimento de formas diferentes

Com o tema “Envelhecimento e Gênero”, o encontro discutiu 
direitos de homens e mulheres em processo de envelhecimento

O Portal Terceira Idade participou do II Fórum Internacional de Longevidade, que aconteceu em outubro, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de representantes de governos e organizações internacionais.

Aspectos sociais e biológicos têm influência na maneira como homens e mulheres envelhecem? Para debater esta e outras questões, representantes de governos estrangeiros, da Organização das Nações Unidas (ONU) e de diversas instituições internacionais que lidam com a terceira idade, além de jornalistas dos principais órgãos de imprensa do País, estiveram presentes ao II Fórum Internacional de Longevidade, que aconteceu entre os dias 16 e 17 de outubro, no Rio de Janeiro. 

Com o tema “Envelhecimento e Gênero”, o encontro, mediado por Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC, na sigla em inglês), contou com a participação de representantes do Portal Terceira Idade, entre eles, Tony Bernstein, jornalista e diretora geral do Portal, Karol Bernstein, diretor de tecnologia da informação, e Rafael Peregrina, diretor de sustentabilidade. 


Política, trabalho, finanças, seguridade social, direitos de homens e mulheres em processo de envelhecimento, foram temas abordados em painéis conduzidos por representantes do Parlamento Canadense, Organização Internacional do Trabalho, Help Age International e Rádio CBN/GloboNews. A consolidação do debate incluiu discussão em grupos sobre as principais questões para a prática e as políticas necessárias, bem como suas implementações. 

Conscientizar o jovem sobre envelhecimento

“Devemos ter no ensino, desde o primário até o nível universitário, aprendizados sobre envelhecimento, e que isso faça parte da LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e seja incluído no MEC. É necessário conscientizar a população sobre envelhecimento, incentivando os jovens a trabalhar com idosos”, relatou Rafael Peregrina (na foto, abaixo), do Portal, que participou de um dos grupos de discussão. 

“Sendo jovem e trabalhando com idosos, eu incentivo outros jovens a terem interesse em trabalhos com faixa etária. Hoje em dia, temos poucos jovens engajados nesse trabalho”, enfatizou.



Coordenadora de redação e interatividade do Portal

*soninha*

Nenhum comentário:

Paz!