Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, novembro 12

Mitos e verdades sobre cabelos brancos


Junto com os primeiros fios brancos surgem muitas dúvidas. Descubra o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

Ter cabelos grisalhos pode ser um charme

Os cabelos brancos podem ser desesperadores para alguns, que tentam reverter o processo e tingem os fios, enquanto outras pessoas decidem assumir a cabeleira em tom prateado e ficam com um look extremamente imponente e marcante.

Fato que não pode ser negado, quer se goste ou não dos fios grisalhos, é que juntamente com o aparecimento dos primeiros cabelos brancos surgem muitas dúvidas e sempre acabamos nos lembrando de receitas milagrosas e dicas que prometem resolver qualquer problema. Conheça algumas curiosidades desse processo e descubra agora o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

Os fios brancos só aparecem em pessoas mais velhas

Afirmação falsa. Qualquer pessoa, de qualquer idade (até mesmo no momento do nascimento), pode apresentar os fios brancos, mas o que normalmente se observa é que os fios grisalhos tendem a surgir a partir dos 30 anos.

Pessoas mais velhas têm cabelos brancos

Mito. Do mesmo modo que é possível ter jovens com cabelos brancos, também há idosos que não ficam grisalhos.

O processo de ficar com os cabelos brancos tem nome?

Tem sim, e se chama ‘canice’.

Por que ficamos com os cabelos brancos?

A melanina, que é o pigmento responsável pela coloração tanto do cabelo quanto da pele, é produzida por um conjunto de células no folículo piloso.

Existem células que produzem o pigmento, chamadas de ativas, como também existem as células que substituem as ativas, à medida que elas vão envelhecendo. Quando, tanto as células ativas como as de ‘estoque’ acabam, não há produção de melanina e os cabelos ficam brancos.


Cabelos grisalhos dão um ar de maturidade

Ser uma pessoa nervosa deixa os cabelos brancos mais rapidamente

Verdade. Há momentos na vida em que a produção de pigmento é mais escassa; eventos traumáticos e estresse podem contribuir para surgimento desses momentos.

Cabelos brancos são causados exclusivamente pela idade

Mito. Além de fatores genéticos que predispõem ao aparecimento mais precoce dos fios brancos, existem doenças e medicamentos que provocam o surgimento de cabelos brancos.

Existem remédios que revertem o processo?

Não. Ainda não existe nenhum remédio que, comprovadamente, seja eficaz na tarefa de restaurar a produção de melanina. Por enquanto, a única solução continuando ficando por conta das tinturas.

O cabelo branco é mais grosso ou mais crespo que o fio pigmentado

É impressão. Os fios brancos possuem a mesma estrutura anatômica dos fios pigmentados, a única diferença é que ele não tem o pigmento que daria cor aos fios.

Nascem 7 fios brancos a cada fio branco arrancado

Mito. Os fios brancos são iguais aos pigmentados, com exceção da ausência de melanina. O cabelo branco nunca interferirá na produção de melanina nos fios que o cercam, uma vez que cada fio possui seu próprio estoque de células produtoras desse pigmento.

Agora que as principais questões sobre o assunto foram esclarecidas, a grande dúvida será em assumir os fios brancos ou pintar o cabelo.


Nenhum comentário:

Paz!