Paz e Amor!

Paz e Amor!
O Inverno Chegou!!

segunda-feira, maio 9

Oficina de artes cênicas para idosos: conheça os benefícios para a saúde

Você está buscando uma atividade nova para realizar agora que está aposentado? E que tal investir em oficinas de artes cênicas? As técnicas aplicadas nas aulas trazem vários benefícios para a saúde de quem já passou dos 60 anos. Isso porque, além de contribuir para uma melhora da memória do idoso, aumenta a criatividade e estimula a interação social.

Aliás, em decorrência da interação com outros colegas de cena, com o professor ou autor da história, ajuda a diminuir a solidão. Um problema muito comum na terceira idade e que é fator desencadeador para o início da depressão em pessoas mais velhas, sendo está responsável por diversos problemas na vida do aposentado como perda de memória, desmotivação, desinteresse, apatia, embotamento afetivo, irritabilidade, falta de atenção concentrada e distúrbio psicomotor.
Outros benefícios das aulas de teatro

– Melhora a memorização;

– Respiração facilitada;

– Aumenta a autonomia do idoso;

– Eleva a autoestima;

– Melhora a voz ativa na família e entre amigos;

– Ajuda a conquistar de espaço junto ao grupo;

– Afasta o risco de depressão;

– Aumenta a capacidade de compreensão e discernimento sobre diferentes assuntos;

– Ajuda a aprender diferentes idiomas, pois os alunos podem interpretar em um idioma específico.

Teatro como terapia para o idoso
As aulas de teatro envolvem diferentes atividades relacionadas às artes performáticas e encenação. Diante disso, estimula o aluno a desenvolver habilidades interpessoais como conversar, discutir, entreter, falar em público, brincar e interagir emocionalmente.

Outra vantagem das artes cênicas é que o idoso ganha habilidade de estruturar emoções por meio da expressão artística. Ou seja, muitas vezes as expressões e sentimentos ficam reprimidos ao longo dos anos por causa do envelhecimento, mas a arte ajuda a colocar tudo o que sente para fora.

Assim, desbloqueia suas emoções através da representação ou de outras formas de arte coloca uma série de emoções que ficaram reprimidas para fora. Aliás, quando realizado mediante a recomendação médica, a arte se transforma como uma terapia que ajuda a lidar com as mudanças que a passagem dos anos traz e ainda ajuda a exercitar a mente e o corpo.

Nenhum comentário:

Paz!