Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, agosto 6

Salvador/BA: cartão deixa de valer e idosos devem entrar em ônibus com identidade


Ação Civil Pública questionava determinação do município de usar cartão.

O cartão do idoso no transporte público de Salvador deixará de valer a partir do dia 15, segundo informou nesta sexta-feira (5) a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Ministério Público Estadual moveram uma Ação Civil Pública contra o uso do cartão e obtiveram sucesso. Com a decisão, os idosos voltam a acessar os ônibus apresentando a identidade.

Todas os 147 mil cartões do SalvadorCard que existem serão invalidados e o idoso precisará somente de um documento de identificação com foto, como determina o Estatuto do Idoso, para ter acesso aos ônibus de Salvador.

A Semob diz em nota que "sempre respeitou o Estatuto do Idoso, uma vez que a emissão do referido cartão sempre foi opcional". Ressalta ainda que a intenção com o cartão do idoso era dar preferência e agilizar o embarque deles nos coletivos.

O Decreto Municipal nº 25.782, de 5 de janeiro de 2015 foi quem deu origem ao cartão de idoso. O cartão era feito gratuitamente e, com ele, os idosos tinham acesso ao ônibus pela catraca.



Nenhum comentário:

Paz!