Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, novembro 30

Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar idosos perdidos


A invenção é muito útil para detectar e resgatar pacientes portadores de Alzheimer ou demência, pois mostra, em um mapa, a posição exata da pessoa caso ela se perca ao sair de casa e não consiga voltar sozinha para sua residência.

Você tem um familiar com problema de memória que saiu de casa faz tempo e ainda não voltou. Você está preocupado e não sabe onde ele está. E ele saiu sem o celular. E agora? Como achá-lo?... Bem, uma pessoa pode até sair sem o celular, mas nunca sem os sapatos... 

Ideia simples que funciona 

Os “GPS Dokodemo Shoes” são sapatos criados no Japão que prometem localizar idosos com limitações na memória por meio de um GPS1 integrado. A invenção é muito útil, pois mostra, em um mapa, a posição exata do paciente caso ele se perca ao sair de casa e não consiga voltar sozinho para sua residência.

O chip localizador fica alocado no pé esquerdo e, por meio de um computador, tablet ou smartphone, indica a área em que o usuário está. O uso do software requer um cadastro simples e, por meio de um login e uma senha, uma notificação é enviada caso o paciente se afaste mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo da distância programada. 

Segundo a Wish Hills, desenvolvedora do sapato, o calçado está dando bons resultados. “Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que este tipo de pessoa não utiliza telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso, decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS”, ressalta porta-voz da empresa criadora do sapato. 

Até o momento, o produto está disponível apenas no Japão, país em que cerca de 30% da população é idosa, e custa 35 mil ienes – o equivalente a aproximadamente R$ 1.000,00. 

Em breve, em outros países 

Se você se interessou, não se desanime. O sucesso está sendo tão grande que a empresa visa expandir o mercado e vender o calçado em outros países também. “O mercado doméstico é muito importante para nós, no entanto, no futuro, nos interessaria abrir em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos", afirma a empresa. 


Alzheimer no mundo 

A demência é uma síndrome que ataca a memória, o raciocínio e o comportamento em geral, comprometendo a rotina diária e até a execução de atividades simples. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), aproximadamente 47,5 milhões de pessoas sofrem com demência no mundo, e a cada ano, são registrados 7,7 milhões de novos casos.

1 GPS: (da Wikipédia) o sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês, global positioning system) é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de três satélites GPS (quatro ou mais para precisão maior) 
Fotos/ilustrações: divulgação 

Nenhum comentário:

Paz!