Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, junho 27

CUIDANDO DO IDOSO III



O processo de envelhecimento causa modificações nas papilas gustativas localizadas na língua e em menor quantidade no véu palatino,e como estas são responsáveis pela sensação do sabor,o nosso paladar,o idoso muitas vezes começa a apresentar inapetência por conta de não estar sentindo bem o sabor dos alimentos.

Como as Pessoas Sentem os Sabores

1-"Os sentidos do paladar e do olfato trabalham em conjunto para que seja possível reconhecer e apreciar os sabores. O centro do olfato e do paladar no cérebro combina as informações sensitivas provenientes da língua e do nariz. Milhares de papilas gustativas cobrem a maior parte da superfície da língua. Quando o alimento é colocado na boca, ele estimula os receptores das papilas gustativas. Estas, por sua vez, enviam impulsos nervosos ao centro do olfato e do paladar do cérebro, o qual os interpreta como sabor. As papilas gustativas da ponta da língua detectam os sabores doces; as laterais, os sabores salgados e ácidos; e as da parte posterior da língua, os sabores amargos. As combinações desses quatro sabores básicos produzem um amplo espectro de sabores. Uma pequena área da membrana mucosa nasal (o epitélio olfatório) contém terminações nervosas que detectam odores (nervos olfatórios). Quando as moléculas transportadas pelo ar entram nas vias nasais, elas estimulam diminutas projeções similares a pêlos (cílios) dessas células nervosas. Esse estímulo envia impulsos nervosos, através das projeções existentes na extremidade dos nervos (bulbos olfatórios), ao longo do nervo olfatório, até o centro do olfato e do paladar do cérebro. O centro interpreta esses impulsos nervosos como um odor distinto. Através desse processo, milhares de odores diferentes podem ser diferenciados. Para diferenciar a maioria dos sabores, o cérebro necessita do paladar e do olfato. Por exemplo, para diferenciar o sabor de uma barra de chocolate, o cérebro detecta um sabor doce captado pelas papilas gustativas e um aroma encorpado de chocolate através do nariz."

Várias são as causas que reduzem o paladar no idoso:

- A redução do número de botões gustativos existentes nas papilas gustativas que tendem a reduzir de 240 a 208 e até 88 botões quando a idade chega aos 80  anos ou mais.

- Má higiene bucal pode impedir que o sabor seja sentido já que os botões responsáveis por isto estarão recobertos por restos alimentares anteriores e bactérias.

- Existem vários medicamentos associados a este processo.

- Produtos químicos.

Diante destas modificações das estruturas imprescindíveis para sentir o sabor dos alimentos,o idoso pasa a recusá-los ou a exigir o aumento do açúcar e do sal,por exemplo, a fim de melhorar o sabor.Há que se ter muito cuidado principalmente diante do idoso diabético e/ou hipertenso.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a estimular o idoso a aceitar o alimento:

a-  A alimentação do idoso deve ser fracionada em 05 ou 06,diariamente,nunca ofereça pratos cheios duas ou três vezes.Desjejum,lanche,almoço,lanche,jantar,lanche.Cuidado nas escolhas dos alimentos!

b - Ofereça pratos mornos,cheirosos,com bom visual; use ervas para aguçar o aroma.

c- Não se esqueça de acrescentar alimentos ricos em: fibras,excelentes para melhorar o trânsito intestinal; cálcio que é bom para os ossos; frutas e verduras onde há as vitaminas; a carne que contém proteína,ferro e sais minerais,alternando-a com peixe rico em fosfato e frango que também é fonte de proteínas.

d- Evite sucos durante a refeição mas não esqueça de oferecer-lhe água já que o seu centro da sede não está respondendo bem e ele dificilmente buscará a água.Na maioria das vezes quando o idoso pede água ele já está próximo ao estado de desidratação. Ofereça no mínimo 06 a 08 copos d'água por dia.

e- Evite as comidas gordurosas,salgadas e muito doces.

f- Use as gorduras leves,não saturadas,de preferência óleo de canola,milho,girassol,soja e azeite de oliva.

g- Não se esqueça do feijão,ovo,lentilha,ervilha,soja,grão de bico etc;fontes de ferro.

h- As hortaliças e frutas são fundamentais pois são fonte de vitaminas e sais minerais.

i- Leite puro,desnatado,na forma de coalhada que poderá ser feita utilizando o yogurte natural ,conservar na geladeira; queijos brancos,amêndoas,brócolis,couve manteiga,castanha do pará,farinha láctea, farinha de soja,feijão branco,cereais,leite de cabra,leite condensado,queijo prato,queijo minas frescal,queijo parmesão etc,todos estes alimentos são fonte de cálcio.

Se o idoso apresentar diarréia suspenda os alimentos ricos em fibra, os laxantes tipo a laranja,o mamão,a ameixa,aveia etc; e troque o leite de vaca pelo de soja, ofereça arroz papa sem gordura com bife grelhado, batata sauté, maça, banana etc,que são alimentos obstipantes,eles ajudarão a formar o bolo fecal e minimizar a diarréia.Se ele tem dificuldade para mastigar desfie a carne.

ATENÇÃO! Nunca tente curar a diaarréia do idoso apenas com estas medidas,busque imediatamente o médico pois pode tratar-se de algo mais sério do que uma simples indisposição alimentar e ele poderá entrar num quadro de desidratação que poderá agravar-se rapidamente.

JAMAIS...JAMAIS...deixe-o sozinho à mesa!

Boa sorte no seu desempenho.

Seja mais que um CUIDADOR, seja um AMIGO!

1-http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_06/cap_072.html

 bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!