Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, julho 22

VAMOS ENVELHECER BEM?



- Acorde, e ao sair da cama, não levante rapidamente. Primeiro sente, espreguice, respire e, aí sim, inicie o seu dia.

- Se você ainda tem aquele tapete ao lado da sua cama, remova-o pra sempre. Evite uma queda e suas sérias conseqüências.

- Tome o seu desjejum lembrando-se que essa é a refeição mais importante do dia. Frutas e sucos, leite e queijo, café com moderação. Reserve pelo menos 1 litro de água que deverá ser ingerido até o fim da tarde.

- Atualize-se, leia o seu jornal ou ouça as notícias no rádio ou na televisão.

- Esse é o melhor momento do dia para sua atividade física. Vista uma roupa leve, calce o tênis e saia para caminhar. Combine com o seu companheiro (a) ou com um conhecido para fazer essa atividade em conjunto.

- Caminhe com energia, sem exageros. Ao menor sinal de cansaço ou desconforto, pare. Toda atividade física deve ser precedida de uma avaliação médica.

- Faça sua higiene, banho de chuveiro, com água em abundância. Faça uma rigorosa higiene da boca, escove a prótese, use o fio dental. Verifique se o banheiro lhe dá segurança, se o piso não é muito escorregadio, se é necessário instalar algumas barras para você se apoiar quando, por exemplo, for lavar um dos pés.

- Vista-se com esmero e capricho. Cuide de sua imagem.

- Dedique-se aos seus afazeres, planeje sua semana.

- Os que fazem o próprio almoço podem pensar em novas receitas. Tentar algo novo. Use a imaginação. Pessoas que vivem só costumam simplificar suas refeições por falta de estímulo e companhia. Não é raro que idosos alimentem-se mal por esse motivo. Lembre-se: café com leite, pão e manteiga é para ser tomado no desjejum e não devem substituir as outras refeições.

- O almoço deve ser leve, rico em fibras (legumes, frutas e verduras). Dê preferência às carnes magras.

- No intervalo entre o café e o almoço, um rápido lanche com uma fruta, um iogurte ou uma gelatina é recomendável.

- Os que trabalham devem faze-lo com entusiasmo.

- Os que não trabalham devem buscar uma ocupação. Ser produtivo é importante, encurta o dia, dá sentindo a vida. Por menos escolaridade que se tenha, sempre temos algo a ensinar. Seja útil na sua comunidade. Participe de movimentos sociais. Freqüente os grupos de convivência. Seja necessário!

- À tarde programe vistas, telefone para parentes e amigos. Escreva aos que estão longe. Adote um passatempo.

- O jantar deve ser leve e nutritivo.

- A leitura de um bom livro, assistir um bom filme ou seu programa de TV preferido vão estar encerrando o seu dia. Não fique sentado por longos períodos. Levante-se de vem em quando. Quando sentado, descanse as pernas em um banquinho. Se você tiver varizes converse com o seu médico sobre a possibilidade de usar meias apropriadas.

- Não vá para a cama se não estiver com sono. Evite ir deitar muito cedo. As pessoas idosas têm menos necessidade de sono e se forem dormir muito cedo deverão acordar muito cedo também. Instale uma luz de vigília ou coloque o interruptor de modo que você possa acender a luz e ir ao banheiro com segurança. Se você tem dificuldade para dormir, gaste o máximo de energia durante o dia, faça longas caminhadas. Resista em usar os “remédios” para dormir, se ainda assim o problema continuar, marque uma ida ao médico.

autor:Norton Sayeg 

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!