Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, agosto 26

TEMPO SECO POR AÍ?! CUIDE-SE!



DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COM TEMPO SECO



Em várias cidades do país ocorre  um aumento no atendimento de doenças respiratórias fruto da baixa umidade do ar. Principalmente, nas pessoas com alguma alergia respiratória preexistente. 

Muitas pessoas  pensam estar com resfriado mas na verdade estão com rinite alérgica. A rinite alérgica se caracteriza por obstrução do nariz com muita frequência, espirros  e coceira no nariz, olhos, garganta ou ouvidos.O clima seco causa o agravemento  porque o oxigênio entra mais seco pelo nariz, causando inflamação e produção excessiva de secreção. 

No nariz, o ar deve ser umidificado e filtrado,mas com a umidade muito baixa, o ar chega muito seco aos pulmões dificultando a respiração nos asmáticos.A asma brônquica  ou  bronquite asmática se apresenta com crises de tosse seca a princípio,  falta de ar e chiado no peito. Estes sintomas podem ser alternados ou não e, se não forem  tratados, podem atingir o quadro de um broncoespasmo severo, situação em que os brônuios entram em espasmo não permitindo a saída do CO2 que se acumulará no organismo com posterior parada respiratória,cardíaca e morte. O quadro é sério e rápido!

Algumas vezes ode ocorrer a presença da rinite alérgica e da asma ao mesmo tempo. Estas pessoas podem apresentar alergia de pele e  no clima seco, alergia nos olhos que surgem com coceira nos olhos e pálpebras, ardência, sensação de “areia nos olhos”, lacrimejamento, olhos vermelhos, inchaço nas pálpebras ou fotofobia ( dificuldade para olhar para luz ). 


Durante o Tempo Seco:


Use umidificadores de ar ou vasilhames com água sobre os móveis.

Manter a casa higienizada, arejada ,janelas abertas e livre de poeira.

Beber  líquido para hidratar corpo e fluidificar as  secreções,facilitando a expectoração

Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente ;

Atividades físicas antes das 10h ou após 17h, quando o ar está mais úmido;

Cuidado com os travesseiros e colchões impregnados com poeira.Caso não seja alérgico ao plástico,forre-os. Use cobertas de algodão e edredons ao invés de cobertores;evite tapetes ou excesso de objetos que acumulem pó como livros, bichinhos de pelúcia etc.

Evite produtos de limpeza com  e perfumes com odores fortes;

Nas janelas e portas use persianas laváveis;

Evite flores dentro da casa;

Impeça pessoas fumando dentro de casa;

Use roupas leves nos dias mais quentes;

Use soro fisiológico para os olhos ou narinas se houver irritação;

Evite animais dentro de casa. 




Cuide-se pois falta de ar mata!Se puder,tenha em casa um nebulizador e aprenda como usá-lo para os casos de necessidade.

SIGA SEMPRE AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS.NÃO SE AUTOMEDIQUE NUNCA!!


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!