O envelhecimento acarreta uma necessidade cada vez menor de energia e,concomitante surgem as carências nutricionais o que poderá causar problemas sérios, de ordem nutricional ao idoso, Há portanto a necessidade de se estar atento a fim de que este não apresente um estado de desnutrição desnecessário e que poderá ser evitado se a sua alimentação estiver sendo bem monitorada.
A redução do paladar, do olfato e do apetite, levam-no a alimentar-se mal, caso morem sozinhos ou não tenham alguém que cuide desta parte da sua vida.Há também outros fatores que contribuem para isto: a mastigação deficiente por falta de dentes, próteses inadequadas etc, obstipação e indisposições gastro-intestinais.
O acompanhamento de uma nutricionista se faz necessário e a intervenção enérgica do cuidador e/ou dos familiares a fim de que este não adoeça por carência nutricional. Há alguns alimentos que são importantes nesta fase e aqui seguem algumas sugestões, lembrando contudo a necessidade da orientação de um profissional qualificado,da área.
- Cereais e pães integrais, arroz integral, milho e outros grãos, feijões, ervilhas e lentilhas, leguminosas, batatas, massas e outros alimentos ricos em amido.
- Carne magra, carneiro, frango e outras aves, peixes e frutos do mar, ovos, tofu e os cereais matinais são sempre muito importantes.
- Leite desnatado, queijo, iogurte e outros derivados. Prefira leite e iogurte com lactose reduzida se tiver problemas digestivos com o leite comum.Leite de soja para os que gostam do sabor, extrato de soja com sucos de frutas, (ADES),
- Vegetais e frutas, verduras como brócolis, repolho, couve e espinafre, vegetais amarelos como cenoura e abóbora, frutas cítricas, tomates, bananas e outras frutas.
- Enfim, frutas e verduras devem ser utilizados livremente, adoçados com mel de abelha, salpicados com aveia, caso não haja restrições médicas.
O sal e o açúcar devem ser ingeridos com moderação e,se possível abster-se de bebidas alcoólicas, reservando-se o direito de 01 taça de vinho nas comemorações tipo natal,aniversário,ano novo etc.
Volto a lembrar a necessidade de orientação do nutricionista após a avaliação médica
Não se automedique NUNCA!
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário