Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, setembro 15

ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

 


O envelhecimento acarreta uma necessidade cada vez menor de energia e,concomitante surgem as carências nutricionais o que poderá causar problemas sérios, de ordem nutricional ao idoso, Há portanto a necessidade de se estar atento a fim de que este não apresente um estado de desnutrição desnecessário e que poderá ser evitado se a sua alimentação estiver sendo bem monitorada.

A redução do paladar, do olfato e do apetite, levam-no a alimentar-se mal, caso morem sozinhos ou não tenham alguém que cuide desta parte da sua vida.Há também outros fatores que contribuem para isto: a mastigação deficiente por falta de dentes, próteses inadequadas etc, obstipação e indisposições gastro-intestinais.

O acompanhamento de uma nutricionista se faz necessário e a intervenção enérgica do cuidador e/ou dos familiares a fim de que este não adoeça por carência nutricional. Há alguns alimentos que são importantes nesta fase e aqui seguem algumas sugestões, lembrando contudo a necessidade da orientação de um profissional qualificado,da área.

- Cereais e pães integrais, arroz integral, milho e outros grãos, feijões, ervilhas e lentilhas, leguminosas, batatas, massas e outros alimentos ricos em amido.

- Carne  magra, carneiro, frango e outras aves, peixes e frutos do mar, ovos, tofu e os cereais matinais são sempre muito importantes.

- Leite desnatado, queijo, iogurte e outros derivados. Prefira leite e iogurte com lactose reduzida se tiver problemas digestivos com o leite comum.Leite de soja para os que gostam do sabor, extrato de soja com sucos de frutas, (ADES),

- Vegetais e frutas, verduras como brócolis, repolho, couve e espinafre, vegetais amarelos como  cenoura e abóbora, frutas cítricas, tomates, bananas e outras frutas.

- Enfim, frutas e verduras devem ser utilizados livremente, adoçados com mel de abelha, salpicados com aveia, caso não haja restrições médicas.

O sal e o açúcar devem ser ingeridos com moderação e,se possível abster-se de bebidas alcoólicas, reservando-se o direito de 01 taça de vinho nas comemorações tipo natal,aniversário,ano novo etc.



Volto a lembrar a necessidade de orientação do nutricionista após a avaliação médica

Não se automedique NUNCA!


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!