Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, setembro 18

SEXUALIDADE NOS IDOSOS




A sexualidade nos idosos continua sendo um tabu desnecessário até porque os geriatras,a família e a sociedade,deveriam estar qualificados e preparados do ponto de vista psicológico para saberem abordar e lidar com o assunto.

Na mairoia das vezes o que acontece com o idoso que ainda se encontra sexualmente ativo,é a discriminação como se este não tivesse o direito de ter a sua sexualidade preservada e ativa. Desta maneira o idoso sente-se como se fosse "culpado" por isto acontecer e, pressionado pelas diversas posições preconceituosas,muitas vezes se abstém de realizar-se sexualmente como se isto fosse um erro.

Alguns idosos "sufocam" a sexualidade por medo de estarem cometendo pecado. Criados e tendo vivenciado com fervor alguma religião que prega a sexualidade apenas como método de procriação,jamais de prazer e realização do amor, sentem-se pressionados psicologicamente com esta idéia e abandonam a atividade sexual caindo,muitas vezes, em estados depressivos.

A sexualidade como força geradora de outro ser, como fonte de troca de energias que estabelecem estreitamento dos elos de ligação entre as criaturas e fonte de equilíbrio, trata-se de uma força salutar que deve ser vista e tratada com seriedade e respeito por todos nós.

Você é idoso mas ainda sente pulsar nas suas veias o desejo de exercitar a sua sexualidade, faça-o! Não se envergonhe disto até porque é perfeitamente normal. O que não devemos nem podemos é mercadejar a sexualidade,aviltá-la e torná-la instrumento de puro prazer carnal esquecendo-nos de que ela,antes de tudo,é instrumento de evolução espiritual.


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!