Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, setembro 18

Cuidados com os alimentos...



Muitas vezes estamos em contato com substâncias e materiais e nem passa pela nossa cabeça que sejam tão prejudiciais à saúde. Os alimentos e a forma como os armazenamos podem ser veículos de contaminação.

"Prefira os produtos orgânicos pelo menos para pimentão, pepino, tomate, alface, uva, cenoura, morango e mamão papaia. Fuja das frutas brilhosas e das embalagens plásticas e opte sempre pelo vidro para acondicionar os alimentos"

Em primeiro lugar, podemos eleger os agrotóxicos como grandes vilões. Temos os agrotóxicos que são pulverizados nas lavouras sem o devido cuidado e acompanhamento, os adubos químicos (fertilizantes) e que colocam em risco a saúde humana e os organismos aquáticos e terrestres nos diferentes ecossistemas. 

De acordo com a última pesquisa liberada em 2010 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mostrou que em quinze das vinte culturas analisadas foram encontrados, de forma irregular, agrotóxicos.  

Dicas:

1- Não consuma frutas brilhosas (como maçã) - brilho dado por um fungicida;

2- Dê preferência a produtos nacionais e da sua região ao invés de importados. Eles em sua maioria não precisam de agrotóxicos. Já os importados precisam de algum tipo de conservante para chegar em bom estado no Brasil;

3-Retire as folhas que vem em volta da alface, por exemplo. É a região que mais acumula agrotóxicos;


Solução para a redução de agrotóxicos:


1- Lave bem os alimentos em água corrente;

2- Em um recipiente misture 1 litro de água + 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe o alimento nessa mistura por 40 minutos;


3- Lave novamente o alimento em água corrente (é importante remover todo o bicarbonato de sódio para que não reaja com o vinagre);

E se você tem criança ou idoso em casa ou está grávida o cuidado deve ser redobrado, pois eles são mais susceptíveis aos males dos agrotóxicos. As crianças não têm maturidade fisiológica, isto é, o organismo não está preparado para receber esse tipo de substância e não tem o processo de expulsão do resíduo também perfeito para realizar essa tarefa.


autoria:Patricia Davidson Haiat 

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!