Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, julho 30

Pele e cabelo dos idosos: dicas para manter a saúde dermatológica mesmo com o envelhecimento


Por que a pele envelhece?

O envelhecimento da pele acontece como em todos os outros órgãos, é um processo fisiológico ao qual todas as pessoas estão sujeitas. O envelhecimento programado é o mais belo que pode acontecer na pele, aquele que é esperado, porém que foi moldado para ser saudável.

O processo de envelhecimento da pele é apenas devido à genética da pessoa? Ou fatores externos como raios solares e o uso de tabaco também influenciam no envelhecimento?


Sim, o envelhecimento cutâneo depende muito dessa associação de vários fatores, como o genético, que conta praticamente 50% desse total, e os outros fatores, que antecipam o envelhecimento, como, por exemplo, a radiação solar, que em excesso desencadeia o surgimento precoce de rugas, manchas, flacidez e redução da elasticidade da pele. Além disso, o tabagismo acarreta sinais clássicos de envelhecimento, como escurecimento da pele e piora das manchas, além de provocar a formação de vários ativos oxidantes que desencadeiam o envelhecimento precoce.


Como são formadas as rugas? Por que elas aparecem?

As rugas surgem após a fratura da pele, que acontece com o envelhecimento fisiológico natural. Existem vários fatores externos que podem facilitar o surgimento dessas rugas, como, por exemplo, a radiação solar, que precipita o surgimento dessa quebra da pele. O que diferencia uma ruga mais profunda de uma mais superficial é o nível em que essa fratura acontece. Se for no nível da epiderme, que é a camada mais superior, a ruga é mais superficial, sendo mais fácil seu tratamento e sua prevenção para não evoluir para uma ruga mais proeminente.

Como é a pele do idoso?

A pele de uma pessoa mais idosa apresenta algumas características específicas, como, por exemplo, a camada de gordura está reduzida, as fibras elásticas estão em menor número, facilitando a flacidez da pele, e ainda apresenta um aspecto mais fino, que é determinado pela diminuição de todas as camadas da pele, deixando-a mais friável.


Por que a pele do idoso é mais seca?

A pele do idoso apresenta-se com aspecto menos hidratado por essa redução que acontece em todas as camadas da pele, facilitando a perda da água da barreira de hidratação.


Como hidratar a pele do idoso? Há algum cuidado especial?

O mais importante de lembrar no cuidado da pele idosa é principalmente tomar apenas um banho ao dia, com sabonete neutro apenas nas partes íntimas e com água morna. Sempre após a higiene aplicar um bom hidratante corporal à base de ureia para evitar a evolução de uma pele ressecada, que facilita o surgimento de possíveis infecções cutâneas ou outros problemas.


Por que aparecem manchas na pele do idoso? Como cuidar delas? Há prevenção? E tratamento?

As manchas escuras que surgem nas áreas expostas são exclusivamente desencadeadas pela exposição solar repetida desde a infância. Se essa mancha não surgir na fase adulta, possivelmente ela vai aparecer na pele idosa. A prevenção seria não se expor ao sol de maneira exagerada e sempre o uso de fotoprotetor solar. O tratamento para essas manchas causadas pelo sol pode ser realizado de várias maneiras, desde o uso de ácidos até procedimentos feitos a laser para ter um resultado mais satisfatório.


Por que o cabelo dos idosos é mais frágil?

Os cabelos dos idosos estão sujeitos à ação hormonal – que nessa fase está em declínio, tanto na mulher, com a menopausa, como no homem, na andropausa. Os cabelos ficam afetados, diminuindo o volume e deixando os fios com aspecto mais fino.


Por que após uma certa idade os pelos do corpo todo começam a cair?

Esse evento também é desencadeado pela redução hormonal fisiológica que acomete todos os idosos.

Por que as glândulas sudoríparas diminuem sua função na terceira idade?

As glândulas sudoríparas são anexos da pele, que, como todo anexo, como cabelos e unhas, também são alterados pelo desvio hormonal nessa fase.


Idosos precisam usar um xampu ou sabonete específico para seu tipo de pele?

Necessariamente não. O sabonete deve ser evitado no corpo todo e usado apenas nas partes íntimas, e quanto ao xampu não existe nenhuma restrição.


Que cuidados os idosos devem ter diariamente com a pele?

Os cuidados são praticamente os mesmos que na pele de uma criança ou adulto jovem: o uso diário de protetor solar, hidratante todos os dias após o banho e em especial evitar traumas na pele, que podem desencadear facilmente hematomas que demoram a cicatrizar.


Dra. Carla Bortoloto é dermatologista clínica e cirúrgica do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professora da pós-graduação do curso de Dermatologia da Fundação Pele Saudável de SP. CRM: 122883

fonte: id med
abçs,

Nenhum comentário:

Paz!