Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, agosto 24

“Eu era velha. Agora estou sendo criança, porque estou aprendendo”



É o que diz Dna. Enedina, 101, que junto com Ubaldo, 107, deixou de fazer parte dos 32% dos idosos brasileiros com mais de 60 anos que não sabem ler nem escrever

Nunca é tarde para aprender...” Quem inventou a frase não imaginava que um dia ela seria dita por uma senhora de 101 anos e por um senhor de 107.

Maria Enedina da Silva e Ubaldo Dias de Oliveira moram no sul da Bahia, ela em Ilhéus e ele cento e setenta quilômetros adiante, no município de Mascote.

Disposição, lucidez e concentração são virtudes que estes dois centenários mantêm, e muito bem, até hoje. O segredo “é trabalhar meu irmão, trabalhando e economizando a vida para ter saúde e a vida ser mais comprida”, diz, alegre, Dna. Enedina.

Sua rotina, que inclui um dia cheio de tarefas domésticas, como fazer a comida de toda a família em seu fogão à lenha, dar banho em sua bisneta mais recente e ainda tirar da casca a carne dos caranguejos e dos siris, catados por seu único filho, Lourival, 61, para vender na feira, não lhe deixou tempo para seu sonho mais antigo: conhecer as letras, os números, ler e escrever.

Quando se deu conta que já estava chegando aos cem anos sem saber assinar o próprio nome, ela resolveu mudar o rumo da sua vida, deixando, assim, de fazer parte da triste estatística do IBGE que aponta que 32% dos idosos brasileiros com mais de 60 anos não sabem ler nem escrever.

Apesar de a escola estar distante dois quilômetros de sua casa, Dna. Enedina sempre vai e volta andando e nunca perdeu nem um dia de aula. “Eu estou aprendendo a ler e a escrever para não pedir mais às pessoas: ‘Escreva uma carta para mim, escreva meu nome aqui’, ou outra hora botando o dedo. Já estou fazendo meu nome eu mesma”, diz, alegre, Enedina.

Já o sonho de Ubaldo é ganhar uma nova carteira de identidade, mas sem o carimbo de ´não alfabetizado´ no verso e poder enviar uma carta para o filho que mora em São Paulo. “Eu acho que meu filho vai ficar alegre”, afirma.

Fonte: Portal da Terceira Idade

bjs de LUZ!

Nenhum comentário:

Paz!