Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, outubro 29

Doenças Sexualmente Transmissíveis


As DST não são doenças de jovens, elas podem contaminar o indivíduo em qualquer idade. O idoso sexualmente ativo deve preservar-se usando camisinha, e as idosas devem exigir do seu parceiro que o façam, a fim de que possam se preservar.

lesão sifilítica no pênis


SÍFILIS é uma doença infecciosa, transmitida sexual, que foi muito frequente no passado, perdeu um pouco a importância com o tempo, mas atualmente está voltando a preocupar, porque vem infectando um número cada vez maior de pessoas. É também conhecida como lues ou cancro duro, é resultante da infecção pela espiroqueta microaerofílica Treponema pallidum. O T pallidum, sendo muito fino para ser visualizado por corantes convencionais, como o corante Gram, so pode ser visto por corantes a base de prata, exame de campo escuro e técnica de imunofluorescência.


lesão sifilítica na vulva


O PAPILOMAVÍRUS HUMANO ou Human Papillomavirus (HPV) pode infectar o trato genital de forma assintomática ou visível como verruga na região anogenital. Inicialmente, esta era a única apresentação clínica reconhecida e incomodava pelo aspecto estético, volume e dificuldade no tratamento. Houve mudança radical na condução das verrugas anogenitais quando se descobriu que poderiam sofrer transformação maligna e associar-se a neoplasia intra-epitelial e câncer de colo uterino e talvez do pênis. Esta doença sexualmente transmitida – DST é altamente prevalente (30% a 50%) em grupos sexualmente ativos. O aparecimento das verrugas ocorrem após o período de incubação do vírus, podendo variar de três semanas a oito meses.

HPV

VERRUGA ANUGENITAL

O condiloma acuminado ou “crista de galo”, apresenta-se como crescimento verrucoso róseo, indolor, com aspecto de couve-flor, em genitais, região perianal e bucal ou uretra. Apresenta cor branco-acinzentada em pele queratinizada ou vermelho-rosada em área mucosa. Surge em áreas submetidas a trauma durante a relação sexual no homem não circuncidado e é prevalente na face interna do prepúcio, no frênulo prepucial e no sulco coronal. Corpo peniano, glande e fossa navicular uretral são acometidos em menor freqüência. O meato uretral pode ser atingido em 10% a 28% dos casos. As verrugas genitais são assintomáticas, surgindo em áreas úmidas e quentes, como lesão única ou múltiplas de tamanho variável, nas regiões anogenital e bucal.

Os médicos ginecologistas ao diagnosticar infecção pelo HPV e suas clientes devem encaminhar os seus parceiros para uma consulta com médico infectologista ou urologista.


Verrugas anugenital


O HERPES GENITAL é uma infecção pelo Herpesvirus hominis (sorotipos 1 e 2). No herpes genital surgem vesículas com base inflamatória, que se rompem, ulceram e se tornam cobertas com exsudato branco-acinzentado. Os sintomas locais são dor, disúria, ardor, formigamento e prurido. A infecção primária tem o quadro clínico mais intenso que o herpes recorrente. As manifestações sistêmicas como febre, mal-estar, anorexia e linfadenopatia inguinal bilateral podem ocorrer. A evolução é autolimitada e dura até três semanas. A infecção recorrente apresenta-se mais branda e sem sintomas gerais, mas pode associar-se aos sintomas iniciais no local do surgimento das lesões: prurido, formigamento, dor ou queimação. O quadro clínico se resolve em oito a dez dias.

Herpes Genital

Fonte: MG



Cuide-se!

Nenhum comentário:

Paz!