Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, outubro 26

Deixe o extrato de tomate de lado...use colorau!!

Urucum, o famoso colorau, emagrece além de dar cor 
Solução feita com a semente brasileira funciona como redutor de gordura localizada
Substâncias encontradas no urucum (o colorau) ajudam a promover uma baixa da glicose no sangue e estimula a redução de gordura.

Semente até então de uso muito popular no país para dar cor às receitas e força ao bronzeado (e mais conhecida como colorau), o brasileiro urucum aos poucos vem conquistando alguns nutricionistas, médicos e adeptos da boa forma.

A sementinha possui substâncias que potencializam a absorção de insulina pelo nosso organismo.

Isto, segundo a nutróloga Sylvana Braga (UFRJ), especialista em prática ortomolecular e autora do livro Dieta Ortomolecular – O Segredo de Rejuvenescer em Total Harmonia, estimula a redução da gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.

- O poder emagrecedor do urucum surge a partir de um ativo extraído da semente. Mas essa solução deve ser tomada somente com prescrição médica. Seu uso foi aprovado pela Anvisa e não apresenta efeitos colaterais.

O nutricionista André Pellegrini, da USP, vê a novidade com mais cautela.

- Em 2005, um artigo publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry mostrava que pesquisadores verificaram que o excesso de carotenóides, como os presentes no urucum, favorece o câncer pulmonar em fumantes.

Mas, segundo Sylvana, a única coisa que pode acontecer a quem consumir a solução de urucum em excesso é gastar dinheiro à toa, pois não vai emagrecer mais (nosso corpo se encarrega de eliminá-lo).

- Não há contra-indicação. A dose vai variar de acordo com o peso e o metabolismo do indivíduo.

A riqueza em antioxidantes carotenóides do urucum, explica Sylvana, contribui para a baixa do colesterol total, redução do mau colesterol (LDH) e aumento do bom colesterol (HDL). Pode enfraquecer, também, os indutores de câncer de intestino e do reto.

Para quem quiser apostar nos sucos e vitaminas preparados com semente de urucum triturada, a nutróloga dá o toque de que o efeito será mínimo.

- Indico os sucos apenas como manutenção da boa forma. O efeito emagrecedor não está propriamente no urucum em sua condição natural, mas na manipulação prescrita de seu ativo isolado em laboratório.

As sementes trituradas ajudam nessa manutenção, diz ela, se acrescentadas à dieta em saladas, massas e sopas.
Eduardo Ribeiro, do R7
Eu já utilizo há tempos.... 


beijos


Um comentário:

Professor Gilberto Cantu disse...

Oi minha amiga Soninha.
Visitando seu blog, deparei-me com esta postagem.
Linda e instrutiva postagem.
Coisas da natureza que servem de benefício para a nossa saúde.
Bom final de semana.
Um abraço.

Paz!