Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, maio 29

Planejando a Renda na Velhice


Muitos jovens me pedem ajuda no seu projeto de aposentadoria.

Minha sugestão tem sido combinar três programas: INSS, previdência privada e seguro.

Primeiro, começamos definindo uma meta de renda. Basta olhar no mercado a remuneração de nossa profissão para termos uma idéia. Transformamos isso em salários mínimos. Vamos imaginar que dê10 salários.

Ocorre que, aposentados, não precisaremos de 100% do último salário, mas de uns 80% para manter o padrão de vida. A meta seria então de 8 salários de aposentadoria.

Desses, o INSS nos pagará uma aposentadoria básica, de uns 3 salários daqui a 35 anos. Acha pouco? Eu também, mas o INSS é importante porque tem o auxílio-doença e o salário maternidade enquanto trabalhamos, que não existem na previdência privada.

Para chegar aos 8 salários da meta faltariam então 5 salários que buscaríamos na previdência privada. Comparem o valor da contribuição mensal nos simuladores dos sites de bancos, seguradoras e fundos de pensão.

Por fim, uma dica importante: combine previdência privada com seguro. É que como, no começo, temos zero de poupança previdenciária, uma invalidez ou mesmo nossa morte deixaria todos desamparados. No primeiro ano, contrate um seguro para 100% da meta de 5 salários. E, ano a ano, com o crescimento da tua poupança previdenciária, vá diminuindo o seguro proporcionalmente.


Nenhum comentário:

Paz!