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quinta-feira, outubro 17

Ferro, Selênio, Magnésio e Zinco – A importância desses minerais para o nosso organismo


O selênio é um excelente antioxidante,defendendo as células do organismo de radicais livres. Grande parte do selênio está contida nos músculos, fígado, rins e coração.

Boas fontes de selênio são: peixes, frutos do mar,grãos,sementes e castanhas (principalmente a castanha do Brasil, apenas uma por dia)

O selênio fortalece o sistema imunológico - principalmente junto com o zinco -, podendo ajudar na recuperação de uma infecção sanguínea, na terapia do câncer, melhorando a imunidade e combate infecções agudas e crônicas.

Quando há a deficiência de selênio, observamos efeitos como: degeneração pancreática, sensibilidade muscular e maior suscetibilidade ao câncer. Já quando há o excesso de selênio, os resultados podem ser: fadiga muscular, congestão vascular interna, unhas fracas, dermatite, alteração do esmalte dos dentes, queda de cabelo e vômito.

Já o magnésio cuida da saúde óssea, controla o crescimento dos ossos, e auxilia na absorção. O magnésio é essencial para que as células de defesa do nosso organismo funcionem corretamente, e é importante para o coração e circulação, pois relaxa os vasos sanguíneos.

Os sinais de deficiência de magnésio são: enxaquecas leves, câimbras, formigamentos, zumbido no ouvido e tremor nos olhos.

Para suprir a deficiência de magnésio, excelentes fontes de magnésio são: abacate, banana, folha de beterraba, mandioca, ervilha, grão de bico, lentilhas, soja, uva passa, espinafre, granola, aveia, arroz integral, semente de abóbora, amendoim, castanhas, fermento, leite em pó, etc.

O zinco, por sua vez, é um mineral importante para o nosso organismo, pois ajuda a construir um sistema imunológico forte, além de ser necessário para a síntese do nosso código genético.

Quando há deficiência de zinco no organismo, alguns sintomas observados são: queda de cabelos, acne, maior tempo de cicatrização, perda de paladar etc.

Boas fontes de zinco são: bife, porco, peru, galinha, salmão, leite, queijo, amendoim, feijão, batata, iogurte, arroz escuro, semente de abóbora, etc.

Já o ferro é essencial para o transporte de oxigênio pelo sangue (pois produz hemoglobinas – glóbulos vermelhos). A ausência de ferro no organismo pode causar anemia ferropriva (diminuição da produção de glóbulos vermelhos). Os principais sintomas são: cansaço, palidez e fraqueza.

Os principais alimentos com ferro são: Carne vermelha, aves (parte escura), camarão, atum, passas, feijão, lentilha e castanha de caju.

Um comentário:

Arlete Mourige disse...

Oi Soninha ! Muito interessante o post.Tenho melhorar meu consumo de
minerais.beijo amiga

Paz!