Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, setembro 26

Abacaxi Uma Fruta Poderosa


A polpa do abacaxi tem grande quantidade de água e fibras, mas não é a única parte comestível, sua casca também pode beneficiar a saúde.

O abacaxi é encontrado em países tropicais e subtropicais (temperaturas médias e altas), mas sua origem é americana. Sua árvore é o abacaxizeiro, da família bromeliaces e na América latina é também é conhecido como ananás. Possui as vitaminas B1, C e A. Hoje é mundialmente conhecida e apreciada.

Usos do abacaxi

O abacaxi pode ser utilizado para fazer sorvetes, geleias, sucos, bolos, compotas e etc. O seu suco possui 12% de açúcar natural (frutose). É composto pelos ácidos cítrico, málico e a bromelina. Sua casca auxilia no tratamento de gripes e resfriados, basta fervê-la juntamente com água, tomando como um chá quente.

Como saber se o abacaxi está maduro?

Para saber se o abacaxi está pronto para ser consumido, ou seja, maduro, é preciso retirar uma das folhas da coroa (parte de cima do abacaxi). Se a folha se soltar facilmente, o fruto já pode ser consumido; caso isso não ocorra, ele ainda está verde. Um abacaxi maduro pesa de 2 -3 quilos.

Usos medicinais

- O abacaxi pode ser utilizado para tratar diversos problemas de saúde e não somente gripes ou resfriados. 
- É digestivo, anti-inflamatório e antibiótico. Consumi-lo com o fruta ou em sucos tem efeito depurador no sangue, ajudando a curar furúnculos.
- Os índios o utilizam no combate às tosses, dores de garganta com inflamação, limpando as mucosas e dissolvendo os mucos que congestionam o aparelho respiratório e laríngeo.
- Ainda auxilia no tratamento da artrite e do reumatismo.
O abacaxi e as enzimas

As enzimas, presentes em grande quantidade no abacaxi, são substâncias orgânicas proteicas. A principal delas é a bromelina. 
Essa enzima tem como função quebrar as ligações entre os aminoácidos (moléculas orgânicas formadas por átomos) destruindo a proteína. É o caso da gelatina, que, ao entrar em contato com o abacaxi, mantêm-se amolecida, sem proteína. 
E em alguns lugares, as pessoas costumam comer carnes regadas pelo suco do abacaxi, devido às enzimas presentes nele, para amolecer tais alimentos. Talenzima (bromelina) também reduz inflamações.
Benefícios do abacaxi

- Controla o nível do colesterol no sangue;
- Acelera a cicatrização dos tecidos;
- Diminui a pressão arterial;
- Auxilia no tratamento de pedras nos rins;
- Combate viroses;
- Combate anemia;
- Auxilia no problema da retenção de líquidos;
- Ajuda a perda de peso;
- Previne o envelhecimento.

Cuidado com o consumo do abacaxi

Assim como tudo na vida precisa ser aproveitado com moderação, com equilíbrio, o abacaxi não foge à regra. Pois, se consumido diariamente e em quantidade anormal, pode irritar a parede do estômago, causando mal-estar ou até gastrite.
Obs: Higienize a casca do abacaxi e faça um delicioso chá com cravo da índia e/ou canela em pau. É uma delícia!! 

Um comentário:

sonia tolfo disse...

Que belas dicas!Adoro abacaxi!
Abraço, bom final de semana!
Sonia

Paz!