Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, julho 24

Idosos têm reação mais lenta no trânsito

Idosos não precisam parar de dirigir, é só ficar mais atento e evitar situações de risco.

O pessoal da terceira idade demora até 40% mais para frear o carro que um jovem. Foi o que constatou o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
No teste, realizado em um simulador, mulheres com média de idade de 69 anos e homens com cerca de 74 levaram 1,34 segundo para reagir diante da placa "Pare", enquanto os mais moços demoraram 0,96 segundo. A fisioterapeuta Angélica Castilho, responsável pela pesquisa, conta que problemas de visão, de flexibilidade, perdas sensoriais e musculares também atrapalham o desempenho. "Mas hoje o perfil do motorista com décadas de experiência é mais ativo", ela pondera. "Não corresponde mais só à imagem de alguém que dirige lentamente."

Por isso, Angélica aconselha que o próprio condutor e seus familiares façam uma avaliação. Nem sempre é preciso abandonar o carro, basta tomar consciência das limitações e evitar situações de risco, como guiar na chuva ou à noite, e não trafegar devagar em vias movimentadas para não causar acidentes.

Nenhum comentário:

Paz!